terça-feira, 18 de junho de 2013

IMPORTÂNCIA DO PÓLEN

IMPORTÂNCIA DO PÓLEN NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

O nome pólen é de origem grega "pales" = "farinha" ou "pó" é o conjunto de grãos produzidos pelas flores das angiospermas ou pelas pinhas masculinas das gimnospermas, onde se encontram os gametas que vão fecundar os óvulos que posteriormente se transformarão em sementes.





Os grãos de pólen são os gametas masculinos responsáveis pela reprodução sexual das plantas e são produzidos por meiose no microsporângio das plantas angiospermas, que é o estame, ou a escama masculina das gimnospérmicas.


Cada grão de pólen é um gametófito que contém dois núcelos haplóides, um maior que corresponde a uma célula vegetativa e outro menor que irá formar os gametas, que irão fecundar a oosferae célula média, gametas femininos encerrados dentro do óvulo.



IMPORTÂNCIA DO PÓLEN PARA AS ABELHAS


O pólen é o "ingrediente" básico indispensável na vida das abelhas, pois é utilizado na alimentação das larvas, operárias, zangões e é essencial para a produção de geléia real(ápis) ou xilo (alimento larval meliponini) e único alimento da rainha. 



Para chegar até uma colônia de abelhas é recolhido das flores pelas operárias e transportado nas corbículas, motivo pelo qual se conserva naturalmente puro e limpo.


IMPORTÂNCIA DO PÓLEN PARA O SER HUMANO

Pesquisas recentes indicam o pólen como um dos alimentos mais completos na natureza devido ter as propriedades  essenciais ao organismo humano.
Segundo O Fórum WWW.hipertrofia.org   o pólen é rico em ácidos, enzimas e coenzimas constituintes do DNA e do RNA. Vitaminas no mínimo 11 provitaminas A,E,K e P,  Aminoácidos, Bioflavonóides, Carboidratos, Hormônios, lipídios, Sais Minerais, Carotenóides inclusive o Licopemo é o mais abundante e outros.

Não é de se admirar que o blog www.apinep.com.br publicou a seguinte informação sobre o pólen:

Retardador do envelhecimento.

Regenerador das funções orgânicas e psíquicas.

Catalisador de energia e saúde.

Prevenção e tratamento de doenças degenerativas e infecciosas (possui propriedades antibióticas comprovadas).

Excelentes para atletas, dançarinos, artistas e intelectuais de um modo geral.

Promotor do desenvolvimento físico e mental de crianças e adolescentes.

Útil na prevenção do Stress, cansaço físico e mental, perda de memória, e falta de concentração.

Melhora das condições psíquicas, proporciona maior interesse pela vida, melhor aproveitamento do sono e humor mais positivo.

Prevenção da debilidade sexual, impotência, certos tipos de esterilidade masculina e feminina; (Foram observados diversos casos de cura de impotência masculina, bem como a melhoria acentuada no desempenho em pessoas normais).

Prevenção de problemas de próstata e gênito - urinários, sendo usado na Rússia, França, Suécia e Japão como principal medicamento em problemas de próstato - vesiculites.


Nenhum comentário:

Postar um comentário